Treinamento de Porta-Vozes

Entenda as características de cada veículo de comunicação e saiba como lidar
com a imprensa no dia a dia.

Melhore sua performance, tenha mais desenvoltura em entrevistas e esteja preparado para transmitir de forma adequada a mensagem da sua empresa

É bem provável que, em algum momento, um jornalista convide algum colaborador da sua empresa para dar uma declaração ou conceder uma entrevista. E nessa ocasião, é fundamental que a pessoa escolhida esteja capacitada para transmitir a mensagem de maneira correta.

No entanto, são poucos os profissionais que conhecem a rotina das redações, as peculiaridades de cada veículo e as boas práticas no relacionamento com a imprensa. A capacitação necessária é atingida via treinamento de porta-vozes ou o conhecido media training.

O que é o Treinamento de Porta-Vozes ou Media Training

O treinamento de porta-vozes consiste numa série de ações e métodos que visam a ensinar um profissional sobre a rotina da imprensa e facilitar o contato com os veículos de comunicação, garantindo que a empresa seja bem representada, por exemplo, em uma entrevista.

O porta-voz (ou os porta-vozes, dependendo da particularidade de cada organização) treinado deve conhecer a empresa em que trabalha e adequar a comunicação de acordo com o público de cada veículo.

A metodologia do media training garante que esse profissional saiba como usar as estratégias da comunicação da melhor maneira, para a própria organização, ou em entrevistas e eventos.

Por que é importante treinar um porta-voz

O media training busca preparar um profissional para se comunicar com a imprensa. O treinamento traz:

  • Credibilidade;
  • Segurança, especialmente em situações de crise;
  • Desenvoltura para lidar sob pressão;
  • Visibilidade (jornalistas preferem entrevistados que saibam falar bem).

Metodologia do Treinamento de Porta-Vozes

Os benefícios do treinamento de porta-vozes são muitos, mas para obter bons resultados, o treinamento precisa ser personalizado para cada organização. Entre as ações que podem compor o media training, estão:

  • Análise de porta-vozes;
  • Palestras sobre comunicação;
  • Esclarecimentos sobre características de cada veículo;
  • Consultoria de estilo;
  • Oratória;
  • Workshop com profissionais tais como Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e outros;
  • Palestra com jornalistas experientes;
  • Simulação de entrevistas para os diferentes meios de comunicação;
  • Avaliação e análise do material produzido.

Experiência é necessária

Essas ações, sem planejamento ou experiência, podem acabar não formando bem o porta-voz da empresa. Com mais de 15 anos de experiência em Treinamento de Porta-Vozes, a All Press Comunicação Integrada cria programas individuais ou em grupo para apoiar empresários, empreendedores, executivos e demais porta-vozes nessa relação com a mídia.

Os pacotes que oferecemos têm formatos personalizados e podem variar, desde uma palestra mais genérica, até programas mais exclusivos, com equipe multidisciplinar e jornalistas convidados.

Quer saber mais?

Aprenda a se comunicar com a imprensa e a passar a mensagem da sua empresa de maneira satisfatória.

FALE CONOSCO