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Políticos na mídia: 6 dicas para não pagar mico

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Pessoas que ocupam cargos políticos vivem na berlinda. Isso é fato. Então, por ser de conhecimento geral que a vida de governadores, parlamentares, vereadores e similares é cheia de emoções, é de supor que o candidato a um cargo eletivo esteja preparado para lidar com a exposição na mídia. Certo?

Não é o que parece. Mesmo os mais experientes políticos costumam cair em armadilhas, seja por arrogância, seja por desconhecimento da engrenagem midiática. E isso pode comprometer um projeto político, um mandato e, não raro, a credibilidade do mandatário. Algumas regrinhas podem ajudar políticos a construir um projeto sério, sem exposição exagerada ou grandes arroubos, que tiram o foco do que interessa:

Não minta para jornalistas. Se não pode falar sobre algum assunto, seja claro e diga que não pode ou não quer se manifestar sobre determinada informação. Ser desmentido é muito constrangedor.

Evite falar sobre o que não sabe. Ou melhor, não fale. Se algum jornalista quer entrevistá-lo sobre assunto que não domina, peça um tempo para estudar o caso ou, se possível, designe um especialista, consultor ou assessor que tenha conhecimento e possa substitui-lo na entrevista. Falou bobagem, caiu na rede.

Para que tentar parecer o que não é? Construir uma imagem desvinculada da realidade é semear uma crise mais à frente. Você será cobrado por eleitores, partidários, amigos e inimigos. Tente ser coerente e preservar a própria essência.

Aproximar-se de alguém para obter vantagem de qualquer tipo é feio. Fazer isso com jornalistas para sair bem na imprensa é burrice. Pode funcionar uma vez ou outra, mas lembre-se sempre que jornalista que é jornalista perde o amigo, mas não perde a notícia.

Ninguém aguenta mais notícias fictícias ou mirabolantes, cujo único objetivo é chamar a atenção da mídia. Novos tempos pedem políticos diferentes. Procure compreender a medida exata da importância de cada assunto. Um bom termômetro é a quantidade de pessoas que determinada ação vai impactar (direta ou indiretamente). Quanto mais pessoas atingir, maior a importância.

Dê uma folga ao estagiário. Você precisa mesmo ser fotografado a cada passo que dá? Tem que levar seu assessor de imprensa a tiracolo a qualquer reunião? Se parou para pensar muito, provavelmente não precisa. Gente que aparece todo o dia na imprensa passa a impressão – na maioria das vezes correta – que está mais preocupado com a imagem que com o conteúdo.

Tem alguma duvida ou quer sugerir um post? Mande email para [email protected]

 

Sobre o autor:

DéborahDéborah Almada ( @deborahalmada ) é jornalista e sócia-diretora da All Press Comunicação .