Início Blog Um Post PESADO – Comunicação, Criatividade e Inovação #017

Um Post PESADO – Comunicação, Criatividade e Inovação #017

 

Aviso: O texto abaixo está PESADO. É para ler com calma. Redes sociais, Jornalismo, Tecnologia, Cinema, Marketing e Copa do Mundo. Certeza que a sua mente vai explodir de tanto conteúdo – e ideias.

 

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

1. COPA: Você é do tipo que acha que vuvuzela incomoda? Para a Prefeitura de Moscou, não interessa. Porque, por mais que a FIFA proiba vuvuzelas nos estádios, uma réplica gigante será instalada num dos maiores parques da capital russa, com direito a alto-falante embutido. Mas já que Moscou é longe e você não quer “moscar” pra Copa (valorize o trocadilho, por favor), a Catuaba lançou uma garrafa que se transforma em vuvuzela. Porque, independente da forma de torcida, a Nike disse – num baita comercial: Vai na brasileiragem.

++ Mastercard – uma das patrocinadoras da seleção – tem uma campanha humanitária que une Neymar e Messi. Para cada gol que um dos craques marcar até 2020, serão doadas 10 mil refeições para pessoas carentes. Legal? Legal. Mas o Tite tem uma opinião diferente: “É linda, grande. Assim como é grande também vocês darem pratos (de comida) se todos os atletas da Argentina e do Brasil marcassem um gol. A gente trabalha enquanto equipe e com todos esses valores pode frustrar um pouquinho.”

++ Já viu a campanha de Dia dos Namorados da C&A estrelada por Brumar (o casal mais importante do mundo no momento, Bruna Marquezine e Neymar)? O que ninguém viu até o material ser divulgado é que a meia calça da Bruna era de outra marca.

++ A Federação Alemã quer comprar as traves do Maracanã da final de 2014.

 

2. Redes e Apps:

3. Cinema: Além das críticas mistas ao filme Han Solo (inclusive uma nossa), a bilheteria do filme também não supriu as expectativas. Segundo analistas, a culpa foi da falta de marketing. Enquanto isso, alguns filmes já começaram as campanhas e lançaram trailers novos: um spin-off de Transformers focado em Bumblebee, Nasce uma Estrela (com Lady Gaga e Bradley Cooper), a sequência de Uma Aventura Lego e Wi-fi Ralph.

++ Honest Trailer de todos os filmes de Cristopher Nolan.

++ Apesar das dezenas de acusações, Harvey Weinstein se declarou inocente diante das acusações de crimes sexuais. A vontade de “criticar” – pra não dizer xingar – o (ex?) produtor é grande, mas apenas direi que o diretor Brian de Palma (diretor de Scarface e Os Intocáveis) vai fazer um filme de terror inspirado no caso, Predador.

++ ABC cancela Roseanne, série que havia sido renovada, após comentários racistas de protagonista.

++ Em Los Angeles, um caminhão de entrega da Amazon está circulando com uma encomenda de proporções “jurássicas” para divulgar Jurassic World: Reino Ameaçado.

 

4. Jornalismo: É o fim, colegas jornalistas. Uma startup jornalística japonesa está vencendo a concorrência com uma redação formada por 0 repórteres. Isso mesmo! Nenhum. Enquanto a classe discute a não obrigatoriedade do diploma, para essa startup, o próprio jornalista não é necessário. A JX Press usa um algoritmo que mapeia as redes sociais e usa inteligência artificial. Os robozinhos são capazes de analisar textos e fotos, além de filtrar 99% das fake news. Foi a primeira agência de notícias a divulgar a morte do irmão do ditador norte-coreano Kim Jong-Un, em de fevereiro do ano passado. Hora de nos preocuparmos? Claro que não, hahahaha (risadas nervosas).

++ Mas sério, por mais clichê que isso possa soar, um robô pode até realizar essas atividades com eficiência, mas nunca vai poder ser criativo como uma pessoa. Então, se você precisava de mais um motivo para acompanhar os nossos posts, taí.

++ Nova IA é capaz de identificar as pessoas pela forma como elas caminham.

++ Após 12 anos no mercado, a revista Rolling Stone Brasil deixará de ser publicada em sua versão impressa mensal.

++ A mais recente capa da TIME foi feita por quase 1000 drones.

 

 

5. Mês do Orgulho LGBTQ: Ações muito criativas ligadas a essa data:

 

6. Code Conference: Essa é uma das conferências de tecnologia mais importantes do mundo. Só por isso, o que rola por lá já deveria estar aqui no post. Mas um dos pontos discutidos é de suma importância para a gente: O Futuro da Internet. Mary Meeker, sócia da empresa de investimentos Kleiner Perkin e a 77ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes em 2014, foi a responsável por organizar um relatório com tendências para a rede. Entre elas, estão os seguintes dados:

  • 50% da população mundial está online e 36% em redes sociais;
  • 6 horas por dia é o tempo médio que um adulto gasta com um dispositivo digital;
  • A precisão da tecnologia de voz já alcança 95%, se igualando a voz de humanos;
  • 49% das buscas por produtos se iniciam na Amazon;
  • Brasil é o quinto país com o maior número de pessoas que aceitariam compartilhar dados pessoais em troca de benefícios;
  • 2017 foi o primeiro ano em que as vendas de smartphones não cresceram, porém, o consumidor está passando mais tempo online (aproveito para lembrar que isso justifica, novamente, porque a Sony está investindo menos em tecnologia e mais em conteúdo).

++ Também do evento, Evan Spiegel, CEO da Snap, soltou essa bicuda pro Facebook: “Gostaríamos muito se eles também copiassem as nossas políticas de privacidade.” E o chefe de segurança do Facebook, Alex Stamos, respondeu no Twitter lembrando que o Snap usa uma segurança fraca que permite revenge porn. Toma lá, dá cá.

++ Mais uma da Code: Ben Thompson falou sobre agregadores (Facebook e Google) e plataformas (Windows). Enquanto estes são tecnologias para que as pessoas produzam valor, aqueles, apesar de ajudar empresas a encontrarem clientes, é que ficam com a riqueza. E ainda disse que a mais grave falha regulatória dos últimos dez anos foi permitir que o Facebook comprasse o Instagram.

++ Dafiti lançou uma ferramenta que se propõe a encontrar peças e acessórios semelhantes àquelas de fotos tiradas pelos usuários.

 

+++ Todo o conteúdo do treinamento contra o racismo do Starbucks está disponível neste link.

+++ No Japão, já tem sorvete de macarrão.

+++ Tá em inglês, mas vale muito a pena: Um “crime” solucionado via Twitter que dominou a Espanha.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta