Início Blog Para ficar mais perto do público em 2016

Para ficar mais perto do público em 2016

Faltam dedos para contar as tantas vezes que o ano virou e a gente prometeu que “agora vai”, que “tudo será diferente”, pensado e feito de um jeito diferente. Mas quase sempre este desejo fica nisso, um desejo, embalado pelo brinde a 0h do dia 1º de janeiro. Mas que tal fazer diferente MESMO desta vez? Não requer prática nem tampouco habilidade. Atitude e desejo verdadeiro de fazer acontecer já ajudam bastante.

O ano de 2016 não será um ano fácil. Longe disso, deverá manter o Brasil envolto numa espécie de redoma, quase sem ar e com imensas dificuldades de encontrar uma saída para as crises política e econômica. Mas antes de desanimar diante deste cenário, respire. Todo labirinto tem uma saída. O desafio é saber como encontrá-la. Para quem administra um negócio, o mapa está na forma como o cliente é percebido e atendido em suas necessidades e desejos. Ou seja, dar a ele O QUE ELE QUER RECEBER e não O QUE VOCÊ QUER OFERECER.

Cada vez mais as mídias digitais têm feito este papel de aproximar estabelecimentos e consumidores. E a tendência é isso se ampliar na carona dos smartphones, mais populares do que nunca e que começam a dominar os acessos em comparação com o desktop. Diante disso, para buscar esta aproximação, fique atento:

Passo 1 – Liste todas formas como sua empresa se comunica com os clientes e procure informações que mostrem resultados das ações de relacionamento.

Passo 2 – Analise os resultados das ações, tendo como base os investimentos e o número de clientes alcançados. Com base no diagnóstico, você poderá descartar ou ajustar todas ou nenhuma das ações.

Passo 3 – Depois, com base na ideia de fazer diferente, monte sua estratégia selecionando ferramentas e canais adequados ao perfil do seu público e do seu negócio e definindo o que pretende transmitir por meio deles. Avalie também aquilo que você já usa ou possui (um blog no site, por exemplo, pode ganhar um novo gás com uma nova proposta editorial e um ritmo de atualização mais frequente).

O que precisa estar sempre em mente é que nunca é interessante utilizar apenas um canal ou investir somente em uma ferramenta. Exemplo disso não falta. Quando o Facebook explodiu, muitas empresas comentarem o erro de praticamente abandonarem suas páginas na internet porque criaram suas fanpages na rede social. O clima de deslumbramento era tão grande que muitas simplesmente redirecionaram o endereço do site para o da página no Facebook, sem levar em conta que ficariam sujeitas aos procedimentos (e vontades) de quem manda na rede social. Basta ver o histórico de tantas mudanças técnicas e restrições do Facebook nos últimos anos. É o tal negócio: “Minha casa, minhas regras”.

Da mesma forma, hoje vivemos o boom do WhatsApp, o que fez com que muitos adotassem o aplicativo como principal e muitas vezes o único canal de interatividade. É uma ferramenta excelente, ágil, dinâmica, mas nenhum empreendedor deve ficar refém dela. E se ocorre uma pane ou um problema mais sério como o bloqueio pedido pela justiça como ocorreu recentemente? Depender de terceiros no mundo digital nunca é bom negócio. É importante sim usar o que a grande maioria está usando, mas nunca deixar de investir em canais próprios para conversação com os clientes. De preferência, faça isso no seu site. Manter um ou mais canais de interatividade no seu endereço oficial na internet faz o cliente entrar lá. Se o site estiver ok, bem organizado e atrativo, são grandes as chances de ele ser impactado por outros produtos e serviços e não somente pelo o que motivou sua ida até o endereço.

A All Press oferece serviços que ajudam no diagnóstico de portais, sites e blogs e ajudam a melhorar a encontrabilidade também com consultoria sobre produção, organização e distribuição de conteúdo.

Produção e gestão de conteúdo digital para sites, blogs e redes sociais também é com a ALL PRESS

Conheça todos serviços da ALL PRESS.

Para saber mais sobre os serviços da ALL PRESS, entre em contato.

Sobre a All Press

A All Press é uma empresa de Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica com sede em Florianópolis, fundada em 2003 e especializada em ações que ajudam a reforçar a marca de seus clientes.

Rua Tenente Silveira, 225 – Sala 705, Centro – Florianópolis, SC
rogerio@allpresscom.com.br.bh-65.webhostbox.net