Início Blog Os Clássicos do Post – Comunicação, Criatividade e Inovação #013

Os Clássicos do Post – Comunicação, Criatividade e Inovação #013

Canarinho-Copa-do-Mundo-na-Rússia

Digamos que o tema dessa série de posts fosse outro. Futebol, por exemplo, e a nossa missão fosse, semanalmente, trazer os assuntos mais importantes do mundo da bola. Alguns jogadores, times e temas iriam se repetir mais frequentemente, dada a sua importância ou conforme outro critério previamente selecionado. O nosso tema não é esse, é comunicação. E como a gente foca em criatividade e inovação (perceba no título), alguns players e temas também se repetem.

Coincidentemente, o post dessa semana traz tópicos frequentes desde o começo da série. Primeiro, falaremos de ações criativas ligadas a Copa do Mundo (o que já foi tema no nosso décimo post), Heróis (que volta e meia é tema), Redes e Apps (uma seção fixa) e Amazon (que já foi principal tópico). Mas, também tem muita coisa que é novidade, por exemplo, games – que, ao que tudo indica, logo, também será um tema clássico.

Tempo Estimado de Leitura: 9min30segs

Canarinho-Copa-do-Mundo-recepcionando-jogadores

Seria o “Canarinho Pistola” o melhor mascote da Copa do Mundo?

1. Copa do Mundo: Faltam 36 dias para a Copa do Mundo. E nesse período antes, no período durante e no período depois, vamos ver muitas ações referentes a ela. Pra começar o post, duas criativas: A Gol vai contratar um espião para monitorar possíveis adversários do Brasil. Sério. Inclusive, a vaga foi anunciada no LinkedIn – o que mostra que é possível ser criativo por lá. Já o Outback trouxe de volta a promoção da caneca, só que agora com três cores: azul, amarelo e verde.

++ Falando de futebol, mas sem ser Copa, a Heineken vai transmitir a final da Champions ao som da Orquestra Filarmônica. Um grand finale de fato.

++ Falando de bebida, mas sem ser alcóolica, a Coca-Cola fez uma homenagem ao Big Mac, que completa 50 anos.

++ E falando de bebida e de grandes empresas, Nestlé fechou um acordo de 7 bilhões de dólares para vender produtos de café da Starbucks. Café tá dando mais dinheiro que o imaginado, pessoal!

1. Heroes: Já falei bastante de Guerra Infinita na semana passada, então, vou deixar os Vingadores de lado nessa semana. Mas… Existem mais heróis. Deadpool 2, como sempre, está dando um banho de criatividade na divulgação. Seja pelo nada convencional herói Peter, seja pelo clipe com Céline Dion arrasando – mas tendo que ouvir que deveria cantar pior (afinal, é Deadpool 2, não Titanic). Você também deveria ficar de olho na animação Os Jovens Titãs em Ação – Nos Cinemas!, que tem como slogan: “O Filme de Super-Herói para acabar com os Filmes de Super-Herói”. Inclusive, os dois longas estão numa “rivalidade” bem criativa. Primeiro, Deadpool disse que Cable, o seu oponente no vindouro filme, é tão sinistro que poderia ser do Universo DC. O twitter dos Jovens Titãs respondeu lembrando que antes de ser da Marvel, o protagonista Ryan Reynolds foi da DC – é uma referência ao fracasso do filme Lanterna Verde, que foi estrelado pelo ator. O vilão do filme dos Titãs é o Exterminador, personagem do qual Deadpool foi totalmente copiado. Esse fato, claro, não deixou de ser explorado no mais recente trailer. E… O Ryan Reynolds respondeu no Twitter dizendo que não via semelhança entre os personagens Slade Wilson (Exterminador) e Wade Wilson (Deadpool).

++ O primeiro filme do Homem-Formiga foi o que chamam de um “sucesso moderado” – se pagou, deu lucro, mas não impressionou ninguém. O segundo está chegando e deve ter a sua bilheteria inflada pelos acontecimentos do longa da Equipe-Que-Vinga-Mas-Eu-Não-Direi-Qual-Pra-Não-Ser-Repetitivo.

++ Falando em filmes, o filme do Edir Macedo se tornou a maior bilheteria do cinema brasileiro. Superou Tropa de Elite 2 e Dona Flor e Seus Dois Maridos. Fica aqui a pergunta: Você conhece alguém que foi ao cinema pra ver esse longa?

Capa-GTA-V

Jogo da Rockstar acumula 90 milhões de unidades e lucro de 6 bilhões de dólares.

1. Games: Falamos muito de conteúdo como um fator relevante para qualquer estratégia de comunicação. Aí a gente pensa em como explorar isso com posts, com integração em redes sociais, se ainda vale a pena investir em podcasts e que o vídeo é o futuro. Mas sabe o que tem dado dinheiro e é diferencial? Games. Pense no sucesso absurdo que foi o Pokemon GO. Pense nos joguinhos que você tem no seu celular. Pense em quantos conhecidos não têm TV a cabo, mas tem um console em casa. Outro exemplo: o GTA V foi lançado em 2013, ou seja, há cinco anos. Continua vendendo cópias até hoje – 15 milhões só no ano passado, por exemplo. Ele é o produto de entretenimento mais lucrativo de todos os tempos. Fez mais dinheiro do que Star Wars, Avatar…

++ Falando sobre os jogos, essa notícia é de outubro do ano passado, mas só pra dizer que: Fabricantes estão recorrendo à Inteligência Artificial para viciar jogadores.

++ Um pouco sobre o processo criativo da Nintendo – que sempre traz novidades: “As pessoas sempre nos perguntam se tomamos riscos de propósito. Mas, para nós, não tomamos riscos – nós só continuamos a tentar coisas novas. O pensamento que nos guia é: O que podemos fazer para surpreender os jogadores de forma positiva? Não é que estejamos conscientemente tentando inovar; só estamos procurando formas de fazer as pessoas felizes. O resultado é que bolamos coisas que outras pessoas não fizeram antes”, disse o gerente geral de desenvolvimento da Nintendo, Shinya Takahashi.

++ Só porque eu falei em Star Wars, uma lista da AdNews com as principais ações referentes ao May The Forth (4 de maio, dia do Star Wars). Aqui na All Press, também não deixamos passar em branco.

+++ O MET Gala virou notícia, tomou as redes… Mas que raios é esse baile?

+++ This is America – Childish Gambino. É o videoclipe mais importante do momento. Mais que uma música, um canto antirracista.

+++ Se você imagina o empreendedor de Startup como um jovem nos seus 20 e poucos pensando em criar o novo Facebook, está “redondinhamente” enganado. Os mais bem sucedidos fundadores começaram, em média, aos 45 anos de idade. Fica aqui a mensagem positiva de que nunca é tarde para sonhar!