STREAM THE WORLD – COMUNICAÇÃO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO #020

Por All Press Com

Há algumas edições, falamos da importância do conteúdo tanto como estratégia de comunicação, como forma de se ganhar (MUITO) dinheiro. Especificamente no caso dos vídeos, o streaming é a GRANDE tendência que levou a Time Warner e a Fox a serem vendidas – e, agora, a MTV a entrar nesse universo também. Uma outra grande tendência é a produção de vídeos na vertical, que resultou no lançamento recente do “YouTube do Instagram”, a chamada IGTV.

Além disso, no post dessa semana, temos Copa do Mundo (porque tem que ter), direitos autorais, Cannes e as novidades das redes e apps.

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

 

1. Copa: Não sei de onde que tiraram que não ia ter espírito de Copa, porque aqui na All Press, tá todo mundo com “sangue no olho” pra ganhar o #BolãoAllPress (e tirar o @angelo da liderança). No entanto, estamos looonge de sermos os mais empolgados, literalmente.

Na Islândia, 99,6% dos televisores estavam sintonizados para ver o empate de 1 a 1 com a Argentina. Tratava-se da estréia da seleção em uma Copa do Mundo. Depois desse dado legal, vamos para as ações da Copa que rolaram na última semana:

 

2. IGTV: Junto com o anúncio de que o Instagram conquistou um bilhão de usuários (eram 800 milhões em setembro), veio a notícia do lançamento do IGTV, que, resumindo, é um Youtube para vídeos na vertical – mais longos do que normalmente circulam no Instagram.

É uma aposta ousada, mas, considerando que cada vez mais estão sendo feitos vídeos na vertical, tem muito para dar certo. Não apostaria em substituir o Youtube porque os vídeos na horizontal continuam sendo os preferidos para assistir a filmes ou vídeos mais longos.

O que o IGTV traz é uma alternativa, uma linguagem nova a ser explorada e algo a mais para se incluir numa estratégia de comunicação. Mais simples também, você não precisa nem virar o celular para começar a gravar. Fora isso, a estrutura do novo aplicativo lembra muito uma televisão. Os conteúdos começam a rodar automaticamente baseado em quem seguimos ou em sugestões relacionadas às suas preferências.

++ A Instagrammer e mulher do Whindersson Nunes, Luísa Sonza, foi contratada pela L´Oréal para lançar o IGTV no Brasil.

 

3. Redes & Apps:

4. MTV: Não foi só a MTV Brasil que acabou gerando o canal pago que pouco se assemelha a loucura do original. Ao que parece, a versão americana também não está se mantendo bem. Então, uma nova aposta: Streaming. É a postura que está sendo tomada por vários canais e estúdios. Por isso, foi lançado o MTV Studios, que planeja rebootar clássicos dos anos 90 como Aeon Flux e Daria para Netflix, Amazon e outros serviços.

 

5. Novela: Na real, não é um tópico sobre isso, mas sobre a venda da Fox – que é quase uma novela. A Disney fez uma proposta de 71,3 bilhões de dólares para comprar a 21th Century Fox (contra a última proposta de 65 bilhões da Comcast). Vale relembrar que isso acontece uma semana depois da Time Warner ser oficialmente comprada pela AT&T.

 

6. Cannes Lions: Caso você não conheça, é o prêmio mais importante de publicidade do mundo. Na edição deste ano, o número de inscritos brasileiros caiu 30% em comparação ao ano passado, mas o número de Leões ganhos aumentou de 99 para 101. Ainda levamos dois Grand Prix. A grande vencedora foi a campanha Tagwords, feita pela Africa para a Budweiser, que levou 1 Grand Prix (Print & Publishing), 2 Ouros (Print & Publishing e Direct) e 4 Pratas (2 em Direct, 1 em Media e 1 em Outdoor). Falamos em edições anteriores da News sobre outras campanhas vencedoras: Detector de corrupção, Essa Coca é Fanta. E daí? e o Tempo do Neymar.

 

7. Direitos Autorais: O Comitê de Questões Legais do Parlamento Europeu votou a favor dos polêmicos artigos 11 e 13 da Diretriz de Copyright. O 11º prevê a cobrança de uma taxa quando links de sites de notícia forem usados por serviços que distribuem conteúdo. Lado positivo: Pode ajudar a financiar o Jornalismo. Lado negativo: Pode aumentar a distribuição de fake news – que, de maneira geral, não constituem site de notícia. O 13º prevê restrições no compartilhamento de conteúdo em redes sociais. As plataformas terão que checar se o conteúdo não está protegido por direitos autorais.

 

+++ Brand publishing: Uma evolução do branded content.

+++ Semana passada, eu falei que assinaturas são uma tendência quando o assunto é ganhar dinheiro. Você pode assinar música, filme, televisão, produtos nerds, comida, vinhos… E agora, pode fazer parte de um clube de assinatura para TPM que envia chocolates, doces, produtos de higiene, bichinhos de pelúcia e meias confortáveis pra casa.

+++ Absolut responde comentários homofóbicos com um time de peso.