Beabá da Copa #CopanaAllPress

Por All Press Com

Goste ou não, o fato é que de 4 em 4 anos, a Copa do Mundo se torna pauta em todos os ambientes. Isso vai da mesa de bar a sala de reunião, passando por elevadores, pontos de ônibus, praia, shopping e salas de parto – afinal, o que melhor para homenagear o craque da Copa do que dando o nome dele pro seu filho?

No entanto, sempre corre-se o risco de não estar por dentro das curiosidades e fatos importantes que antecedem o maior evento esportivo do planeta. Então, pra que você não corra o risco de ficar sem nada pra dizer, por exemplo, numa conversa com o/a @crush, separamos os fatos mais importantes para a Copa do Mundo de 2018:

1. Desde 1966, na Inglaterra, as copas do mundo possuem mascotes e o escolhido para esta edição é o Zubizaka (Pequeno Goleador)! O animal foi escolhido por votação e obteve 53% dos votos. Ainda disputaram um tigre, com 27% e com um gato, com 20%.

Bom, certamente, o lobo siberiano não vai ter o mesmo carisma que o mascote da seleção Canarinho pistola:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=dP9tZlFRR30[/embedyt]

 

2. Depois dos hits de Waka Waka (Shakira) em 2010 e We are one (Claudia Leitte, Jenifer Lopez e Pitbul) em 2014, Live It Up pretende embalar os jogos na Rússia. A música conta com Nicky Jam e DJ Diplo dos EUA, Era Isterefi da Albânia e Will Smith – que, infelizmente, não vai cantar Fresh Prince Of Bel-Air.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=V15BYnSr0P8[/embedyt]

Fica aí a mesma dúvida de outras composições para o evento: E a relação do hit com o país-sede?

3. A cidade-sede da seleção brasileira é Sochi (ou Sótchi para os íntimos). Fica situada no sudoeste do país e tem cerca de 340.000 habitantes. Pelo contraste entre montanhas nevadas e ficar numa região litorânea, ficou conhecida como cidade-resort. Se você está pensando “conheço esse nome de algum lugar”, provavelmente é porque sediou as olimpíadas de inverno de 2014.

Esse é o hotel que a seleção está hospedada, o Swissôtel Kamelia, que em russo quer dizer “Hotel Muito Caro Com Uma Estatuazinhas e piscininhas na frente”

4. Das 32 seleções, duas serão estreantes: Panamá e Islândia. A primeira conta inclusive com um jogador que já atuou no Brasil, Felipe Baloy, que jogou por Grêmio e Atlético-PR entre 2003 e 2005, mas não traz boas lembranças às duas torcidas. Já o país escandinavo é o candidato a queridinho da competição após chegar às quartas de final da Eurocopa 2016 com o apoio de seus apaixonados torcedores.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=OBuntorHYto[/embedyt]

 

5. Em termos de experiência, apesar de o Brasil ser a única seleção a ter jogado todas as copas (#ChupaRestoDoMundo), apenas seis atletas do time estiveram em 2014: Neymar, Paulinho, Fernandinho, Marcelo, Willian e Thiago Silva – único que vai para a terceira participação no mundial.

6. Entre os jogadores que você não pode tirar o olho nessa copa estão:

O egípcio Salah, que chegou à final da Champions League com o Liverpool-ING e é o candidato favorito a desbancar Messi ou Cristiano Ronaldo no prêmio de melhor do mundo.

 

O ídolo peruano Paolo Guerrero, que teve ida conturbada à Rússia após quase ser cortado pelo exame anti-doping.

 

O jovem francês Mbappé, com rápida ascensão hoje, é o principal jogador dos Les Bleus

 

E é C L A R O, o nosso camisa 10, Neymar, que volta depois de uma lesão no dia 26 de fevereiro.

 

* Por Eduardo Garcia