Canal de comunicação na internet tira folga?

Por ALL PRESS DIGITAL

A internet funciona 24h por dia. Por isso mesmo, o consumidor não imagina que possa haver um período de ausência, em que ninguém da empresa que mantenha um site, um blog informativo ou uma página na rede social estará “ligado” e atento a tudo o que acontece no ambiente digital durante a ceia de Natal ou no brinde de ano novo.

É do jogo saber lidar com este tipo de expectativa. Quem vai para a internet, vai sabendo que é assim que funciona. Ainda que existam movimentos que preguem uma mudança no ritmo da informação, a verdade é que os usuários da internet foram captados pelo imediatismo. E ai de quem não agir assim, rápido, ligeiro e preciso no retorno sobre dúvidas e reclamações.

Uma das ações fundamentais neste período de recesso é caprichar na comunicação ao mercado. Não basta só colar um aviso na porta da empresa ou do escritório com “voltamos em janeiro”. Lembre-se dos seus canais na internet. O mesmo aviso deve estar no site e também nas redes sociais.

No caso de perfis em sites como o Facebook e o Twitter, uma das ações que podem ser feitas é agendar a publicação do aviso do recesso em datas e horários diferentes durante o período. E pode ser uma ação simples, simpática e bem-humorada. Não vá dizer “Ufa, estamos livres de vocês até janeiro, seus chatos”.

Por exemplo, você pode programar para a noite do dia 24, um banner avisando do recesso, mas também desejando um Feliz Natal. Na sequência, além do banner para a virada, dá para programar banners que façam uma espécie de contagem regressiva para a volta do atendimento, incluindo alguns pontos que são característicos do negócio. Algo como “Falta pouco para você voltar a saborear o melhor churrasco da cidade. Dia 4 estamos de volta” – nunca esquecendo de mencionar como será o atendimento nos canais digitais.

Ou seja, dá para criar e tirar proveito da folga também nas redes sociais. O importante é não deixar de comunicar o recesso aos clientes. Não é nada agradável para qualquer pessoa ir até o restaurante preferido, por exemplo, e dar de cara com um aviso “Estamos em recesso” na porta. Não duvide que a reação imediata será um post em alguma rede social reclamando da falta de respeito com o cliente.

Por outro lado, empresas de setores da economia que lucram diretamente com as festas e feriados, a folga não será tão ampla. Mas com planejamento, dá para manter os canais digitais atualizados e com um esquema de plantão para tirar dúvidas e atender pedidos, além das reclamações que são que nem o Papai Noel: sempre vêm.

Por isso, hotéis, pousadas, empresas aéreas, distribuidores de bebidas, restaurantes, confeitarias,entre outros, devem ter uma estratégia que inclua a publicação de posts via agendamento e que divulgue com clareza de que forma será o atendimento no período, em todos os canais da empresa. Mais uma vez, a dica é usar o humor, cativar os clientes mesmo que num gesto simples como comunicar um recesso. E boas festas para todos.

 


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